Arte e Sociedade

Passei algum tempo refletindo a respeito da importância da arte na vida da sociedade. Tudo bem, vamos por partes.
            No atual momento, estou atuando como professora da disciplina de arte (desafio brilhante e envolvente), depois de passar tanto tempo como pedagoga. Devo comentar com o ilustre leitor que este fato está me fazendo muito bem, pois abriu os meus olhos para o belo, o diferente, o novo e o lado intrigante e crítico da arte.
            Durante uma aula, levei para sala a obra de arte do artista Edvard Munch, “O Grito” e foi o máximo. Iniciamos fazendo uma investigação a respeito da época em que o artista pintou o quadro e o movimento artístico ao qual ele pertencia. Logo, partimos para  investigação da sua vida pessoal.             Após estas etapas, convidei os alunos a realizarem a releitura da obra. “Ambientalizei” a sala com uma música de fundo e deixei a criatividade de cada aluno correr solta.
            Minha surpresa foi tamanha ao verificar o trabalho que cheguei a pensar: de onde vem tanta criatividade? Os desenhos retratavam o atual momento da sociedade: a violência, o individualismo, as questões relacionadas ao meio ambiente, cenário político a até questões amorosas da adolescência e juventude.
            Fico a me perguntar: quanto grito reprimido em nossos alunos que clamam por amor e atenção de pai e mãe? Quanto grito reprimido no coração de nossos professores cansados de levar nas costas a carga deixada de lado por algumas famílias, no que diz respeito à educação dos filhos?          Quanto grito sufocado em meio à sociedade tão doente por tanta violência, discriminação, racismo, egoísmo e indiferença? Quanto grito sufocado, de mães que perdem seus filhos para as drogas e o mundo do crime?
            Enfim, quanto ainda precisaremos gritar, para que nossos governantes ouçam que precisamos de ajuda? Não dá mais para levar nos ombros esta carga tão grande de indiferença com relação aos problemas que estão todos os dias aparecendo na mídia.
            E a arte? Bom, a arte está aí para manifestar não apenas o belo, mas também a nossa total indignação contra as barbaridades que vêm acontecendo no cenário político e social do nosso Brasil.

Tatiana Ferrarini

This entry was posted in .

Deixe um comentário

Comente sobre nosso conteúdo, mas sempre utilize o bom senso.
E caso o comentário não tenha a ver com o conteúdo, poderá ser excluído por nossa equipe.