Big brother Brasil ou Big falta de cultura nacional?

Charge: Thayna (ex-aluna)


Caros brasileiros, informo que para quem gosta de concorrer a prêmios existem: tele sena, mega sena, timemania e outra infinidade de jogos disponíveis. Ninguém precisa se sujeitar a participar de programas que só ocupam espaço na rede nacional pela falta de cultura da sociedade.
            E pra quem assiste, queria muito saber o que é mais fútil do que ‘cuidar da vida’ de quem você nunca viu e provavelmente nunca vá ver. Um programa que recebe críticas até de ‘estrelas’ da mesma rede de emissão, merece algum respeito? Na minha opinião, não. No final de janeiro o artista Jô Soares postou no seu twitter “BBB = desligue a TV”. Esse programa é a morte dos valores, da ética, dos princípios e da moral.
            Algo que comprova isso é o suposto caso de estupro que ocorreu dentro da casa, o participante Daniel (que nunca se pronunciou a respeito do caso) é o acusado de ter estuprado a participante Monique, que estava bêbada e inconsciente de seus atos. O episódio aconteceu durante a primeira semana de exibição do programa, após uma festa, e Monique diz não se lembrar de nada.
            Para que possa ter alguma utilidade, apenas como base para outra ideia, a cantora e artista Rita Lee teve uma das suas concepções brilhantes: “Colocar todos os pré-candidatos à presidência da República trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo [...]. Toda semana o público vota e elimina um. No final do programa, o vencedor ganharia o cargo público máximo do país. Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, a população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos. [...]”.
            Um detalhe intrigante é porque o Pedro Bial, um jornalista, documentarista e escritor conceituado, que cobriu a queda do muro de Berlim, pode ser o apresentador desse programa e ainda tratar os participantes como ‘heróis’. Por qual motivo merecem esse ‘titulo’? Eles comem, dormem, pegam sol, ganham festas e shows maravilhosos e convivem uns com os outros. Coisas em que a maioria dos verdadeiros heróis que temos na nossa sociedade não tem acesso.
O Big Brother Brasil, no formato que conhecemos, não é um programa educativo, nem informativo, nem dá estímulo a outras coisas como esporte, música etc. Não apenas ele, como a Fazenda e outros programas do tipo, que estão no rol do desprestígio nacional.
             À pergunta é: por que a Rede Globo vai tirar do ar um programa que gera tanto lucro? No primeiro dia de exibição a globo arrecada só com os valores da publicidade todo o valor que será distribuído em prêmios no programa. Do segundo dia em diante é só lucro.
            E porque tem tanta audiência? Porque as pessoas continuam assistindo? Será que não estamos vivendo uma nova versão da sociedade do pão e circo da Roma antiga?
Enfim, assim como A Fazenda, Big Brother Brasil é uma síntese do que há de pior na TV brasileira.
Andreza Rossini 3ºA.

This entry was posted in .

One Response to Big brother Brasil ou Big falta de cultura nacional?

Comente sobre nosso conteúdo, mas sempre utilize o bom senso.
E caso o comentário não tenha a ver com o conteúdo, poderá ser excluído por nossa equipe.