Wikileaks, o site da verdade.



Wikileaks é um site que começou a circular pela internet no mês de Dezembro de 2006. Possui como objetivo central anexar postagens de fontes anônimas, documentos, fotos e informações altamente confidenciais, vazadas de governos ou empresas, sobre assuntos “sensíveis”.
            Uma das postagens mais polêmicas do site é a afirmação de que o ex-chefe da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, não foi jogado ao mar de acordo com um ritual islâmico, e sim, levado para os EUA em um avião do serviço de inteligência do país, em 2 de Maio de 2011 e com isso a notícia de que o corpo dele teria sido jogado ao mar não passou de um jogo de marketing.
            A equipe do Wikileaks é constituída por menos de 10 pessoas, mas dizem que o site conta com algo entre mil a dois mil voluntários. O principal editor e porta-voz é o australiano Julian Assange, jornalista e cyber ativista.
            O site possui muitas despesas por ano (principalmente para pagar despesas judiciais sofridas por conta dessas “informações confidenciais” que postam diariamente na rede), algo em torno de 200.000 dólares, principalmente empregados em servidores e burocracia.
            Para manter o site  e saldar as dívidas, a equipe conta apenas com uma única fonte de rendimentos, doações feitas por organizações das mídias. Cabe lembrar, que já existe o planejamento de criar um modelo de leilão, o qual visa vender o acesso precoce a documentos altamente confidenciais.

             Vale a pena conferir...
                                                                                              João Vinicíus 9ºA e Emanuelle Lima 9ºA.

This entry was posted in .

Deixe um comentário

Comente sobre nosso conteúdo, mas sempre utilize o bom senso.
E caso o comentário não tenha a ver com o conteúdo, poderá ser excluído por nossa equipe.